Comprar e vender empresas, ainda que conte com a boa-fé das partes, envolve questões complexas e riscos inerentes. Sem dúvida, você quer incorporar os pontos positivos de uma empresa ao seu portfólio de soluções para agregar valor ao seu consumidor final. Mas isso não significa que, por trás da aparente oportunidade, esteja também uma série de impeditivos. É exatamente para isso que existe o processo de Due Diligence.
No mundo corporativo, a lógica por trás de fusões e aquisições é a “2+2=5”. Em outras palavras, quando os valores de duas empresas se unem, o conjunto vale mais do que a soma de suas partes. Estas são as informações que você precisa apurar para o seu “2+2” não ser igual a 2, 1 ou até mesmo 0!
Em tradução livre, podemos chamar o processo de Due Diligence como “dever de casa”. Essa diligência prévia identifica todos os pontos fracos e riscos de uma empresa, com objetivo de montar um plano de ação e orientar a tomada de decisão.
Há, por exemplo, um passivo tributário? Riscos trabalhistas? Os resultados dos últimos balanços foram positivos? Estas são algumas das respostas que você encontrará e, não só para quem compra, mas também para quem vende, tornarão a operação mais vantajosa.
Para isso, existem três etapas fundamentais:
Imagine que você busca adquirir uma empresa, mas a dívida tributária dela representa um alto percentual do valor pedido. Caso você realmente deseje fazer negócio e assumir tal passivo, a Due Diligence vai dar a você ferramentas de negociação para oferecer uma contraproposta que leve em conta esta dívida.
Se você deseja vender sua empresa, por outro lado, este diagnóstico vai permitir que as correções sejam feitas antes de se sentar à mesa de negociação, ou mesmo suspender todo o processo de venda, de modo a esperar um momento mais favorável.
Nem sempre um passivo é tão ruim quanto parece. Ao fazer uma aquisição ou fusão, você assume as responsabilidades pela empresa, mas também seus benefícios. Há, por exemplo, a questão da restituição tributária, à qual 95% das empresas do Brasil têm direito.
Após um processo minucioso de Due Diligence, você pode se descobrir prestes a adquirir uma empresa fora de seu auge, mas com um grande crédito tributário a ser recuperado, capaz de permitir a reestruturação do negócio sem maiores investimentos. Para aproveitar todas estas oportunidades, o que você realmente precisa é de uma assessoria com vasta expertise tributária, que entende suas necessidades e entrega soluções.
A RnR Advogados é o escritório que reúne a experiência necessária para um meio jurídico cada vez mais sofisticado. Ao seu lado durante todo o processo, você tem o acompanhamento necessário para crescer com segurança, sempre em boas mãos. Entre em contato conosco e saiba mais!
RnR Advogados - OAB/SP 46.492 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por UM Agência