Impostos são como apêndices: você não sabe muito bem como funcionam e, normalmente, só se fazem notar quando há algum problema. Dessa forma, é natural que empresários busquem maneiras de aliviar a carga tributária e, ao mesmo tempo, garantir a conformidade legal. O Gross Up pode ser uma estratégia interessante para alcançar os dois objetivos.
Ao calcular e incorporar a carga tributária ao preço de venda de uma mercadoria, o empreendedor está buscando a preservação de sua margem de lucro e de sua competitividade. Mas é importante entender melhor a dinâmica do mecanismo para descobrir se ele é vantajoso para a sua realidade.
Em uma tradução livre, Gross Up significa “embutir os impostos”. Em outras palavras, é adicionar uma alíquota com o objetivo de conseguir clareza sobre os rendimentos de produtos.
Só para exemplificar, imagine que sua empresa venda um produto e deseje obter R$ 200 sobre cada unidade. Porém, há um total em impostos de 25% sobre cada venda. Assim sendo, você só recebe 75% do valor de venda. Esses 75% devem, portanto, conter os R$ 200 que você espera ganhar.
Com uma regra de 3 simples, onde 75% equivale a R$ 200, você chegará a R$ 266,67 como o valor cheio. Na prática, você está repassando os impostos para o consumidor final, garantindo sua margem de lucro operacional.
É importante destacar que o empresário não pode simplesmente subir o valor de suas mercadorias e dar o trabalho por feito. O Gross Up exige um planejamento e uma série de ações. São elas:
Há um cenário de oportunidades para maximizar a economia tributária, reduzindo a carga e formando preços mais competitivos e estratégicos. A reforma tributária, bem como as novidades a respeito das restituições de tributos pagos indevidamente, exigem um olhar detido e especializado.
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