O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) publicou um estudo revelador em 2023. Nele, constatou-se que 95% das empresas pagam impostos a mais. Em outras palavras, de cada 20 CNPJs operando no Brasil, 19 pagam mais tributos do que deveriam.
É, sem dúvida, um número chocante. Fica evidente que a reforma tributária, agendada para começar a valer no ano que vem, era uma necessidade urgente do empreendedorismo brasileiro. Mas a transição será longa e, até lá, é fundamental entender o que leva uma empresa a se descapitalizar sem necessidade e, mais importante, como corrigir o problema.
Em primeiro lugar, até a reforma tributária estar plenamente em vigor, temos um dos sistemas mais complexos do mundo. São alíquotas que variam de acordo com o estado, regimes fiscais distintos e legislação em constante atualização. Basta perder uma dessas minúcias para gerar uma reação em cadeia e despejar quantias consideráveis de dinheiro em um verdadeiro ralo fiscal.
Para começar a busca pelos impostos a mais, analise estes pontos:
Agora que você está ciente do problema, a dúvida mais urgente é a solução. Afinal, é possível recuperar os impostos a mais que sua empresa pagou?
A boa notícia é que sim! A recuperação de créditos tributários permite abater débitos atuais, fortalecer o caixa e, a depender do valor a ser restituído, investir em melhorias para o seu negócio, por exemplo em novas instalações, equipamentos ou qualificação de pessoal.
Nosso time de especialistas identifica os tributos pagos em excesso para, em seguida, traçar as melhores estratégias para a restituição mais rápida e juridicamente segura. Isso porque, ao mesmo tempo, identificamos oportunidades de melhoria no seu negócio, corrigindo inconformidades e protegendo sua empresa de sanções por inconformidades.
Quer saber mais? Clique aqui e fale conosco!
RnR Advogados - OAB/SP 46.492 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por UM Agência